terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Livro tem ampla cobertura da imprensa natalense

Os principais jornais natalenses e canais de televisão da capital potiguar destacaram o evento de logo mais na livraria Siciliano do Midway Mall. Abaixo, reproduzo matéria publicada na edição de hoje do jornal Tribuna do Norte. Mais tarde disponibilizo reportagens do Diário de Natal e do Jornal de Hoje:

TRIBUNA DO NORTE

Um Saci de duas pernas
Foto: Adriano Abreu

CULTURA - Djair Galvão Freire faz reflexão sobre respeito às diferenças


A necessidade da reflexão sobre o respeito sem limites às diferenças é o tema do livro “O Saci de Duas Pernas”, do autor potiguar Djair Galvão Freire. O livro, que foi lançado em São Paulo no mês passado, será lançado hoje em Natal a partir das 18h, na livraria Siciliano do Midway Mall.

O livro O Saci de Duas Pernas usa figuras conhecidas dos mitos populares para propor uma discussão sobre a inclusão e o respeito. O personagem central da fábula, um Saci, nasce com “necessidades especiais”, tem duas pernas e sofre muito até ser aceito no mundo em que vive. “A história é cheia de criaturas que são ‘normais’ exatamente porque são ‘diferentes’. Compreender isso é essencial para aceitarmos os que não são iguais a nós na forma, no conteúdo e no jeito de ser”, explica Djair em seu blog www.sacideduaspernas.blogspot.com .

A ideia de escrever o livro surge da vivência do autor em sala de aula. “A ideia nasceu quando eu era professor do ensino fundamental. Na sala de aula presenciava situações de discriminação entre os alunos” explica o autor. Segundo ele, o livro é uma ferramenta para os professores, pais e alunos buscarem nos outros, suas virtudes e o que elas têm de melhor para oferecer. A passagem em que os personagens se reúnem na floresta para discutir o “problema” do Saci representa o movimento delicado e criativo do autor na transmissão de uma mensagem simples de ser entendida e difícil de ser posta em prática: é preciso aprender a respeitar as diferenças. “Seja esta diferença uma orelha comprida, um nariz grande, o uso de óculos com grau elevado ou qualquer outra ‘necessidade especial’”, disse Djair Galvão.

Djair é jornalista potiguar, radicado na capital paulista desde o início da década de 1990. Começou atuando em rádios e jornais do interior do Rio Grande do Norte e de Natal. Em São Paulo foi colaborador da Agen (Agência Ecumênica de Notícias), do Movimento Nacional dos Direitos Humanos e do Grupo Tortura Nunca Mais

Como professor de história das redes estadual e municipal de ensino ajudou a implantar uma das diversas rádios escolares do projeto Educom.Rádio, da prefeitura de São Paulo. Exerceu também o cargo de coordenador de Projetos de uma escola pública em Curuçá, São Paulo.

O livro O Saci de Duas Pernas, publicado pela editora Eureca! De São Paulo é uma produção independente do autor, mas que está em Natal a convite da Fundação José Augusto. O livro, que tem o custo de R$ 15,00, também será lançado em outras cidades no interior do Estado.

Nenhum comentário: