terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Matéria do Diário de Natal

Livro usa lenda brasileira como inclusão social

Do Diário de Natal (13/1/2009)

A partir do universo das lendas e mitos brasileiros, o escritor, professor e jornalista mossoroense Djair Galvão escreveu a fábula O Saci de duas pernas para trabalhar o tema da inclusão com o público infanto-juvenil. A obra será lançada hoje, a partir das 18h, na Siciliano do Midway Mall. O livro já foi lançado em São Paulo, capital onde mora o escritor, em uma escola pública e agora além de Natal, também será lançado em algumas cidades do interior potiguar como: Mossoró, São Fernando, São Vicente, Caicó e Currais Novas. As datas ainda serão agendadas. O jornalista está na cidade atendendo a um convite da Fundação José Augusto. A obra traz ilustrações de Altemar Domingos.

Com experiência de 16 anos de sala de aula como professor de história, atividade da qual está afastado pois exerce o cargo de assessor de imprensa de um vereador em São Paulo, ele decidiu escrever sua primeira obra abordando a inclusão por perceber a dificuldade que os professores e pais têm para discutir esse assunto com as crianças. ‘‘O que as pessoas com algum tipo de diferença precisam é de respeito, e não de serem tratadas como coitadinhas. Todos nós temos diferenças’’, ressalta.

Ele lembra que a discriminação é algo mais comum do que se imagina dentro das salas de aula. Existem brincadeiras nas quais os alguns desrespeitam o outro por causa da cor, do cabelo, da orelha que é grande, ou outra qualquer diferença física que exista. ‘‘Nós temos que aprender a respeitar as diferenças. Sei que isso não muda de uma hora para outra, o meu livro é apenas uma ferramenta para isso. Mas acredito que a partir da educação das crianças posso começar alguma mudança’’, afirma.

Em seu livro o Saci, chamado de Cássio, nasce com duas pernas e esse problema, que é encarado por todos os bichos da floresta como um grande defeito, trás para Cássio e sua família uma série de dificuldades, eles passam a ser discriminados e a ser alvo de gozação. As brincadeiras passam a chamar atenção das autoridades da floresta e elas são obrigadas a realizar uma reunião com todos os bichos para discutir o assunto. ‘‘Coloquei como representante das autoridades figuras folclóricas como a Curupira, que tem os pés para trás, a Mula-sem-Cabeça, o Lobisomem, enfim, representantes do imaginário popular que apresentam grandes diferenças e que não chamam tanta atenção na floresta. Utilizo essas figuras como referências àquelas crianças que têm cabeça grande, olho grande, enfim, que são ‘diferentes’ de alguma maneira e sofrem com as brincadeiras das demais’’, relata o autor.

Autor

Djair Galvão Freire, 44, é jornalista nascido em Mossoró e mora na capital paulista desde o início da década de 1990. Começou atuando em rádios e jornais do interior do Rio Grande do Norte e de Natal. Antes da mudança para São Paulo atuou na Rádio Rural de Caicó, na Rádio Tropical e no jornal Dois Pontos. Em São Paulo foi colaborador da Agen (Agência Ecumênica de Notícias), do Movimento Nacional dos Direitos Humanos e do Grupo Tortura Nunca Mais. Por dois anos foi assessor de imprensa da Associação dos Servidores do Hospital das Clínicas (ASHC). Criou e dirigiu a área editorial do Jornal Página 1 (jornal de bairro da zona leste de São Paulo), entre 1997 e 2005.

Como professor de História (atualmente licenciado) das redes estadual e municipal de ensino ajudou a implantar uma das diversas rádios escolares do projeto Educom.Rádio, da Prefeitura de São Paulo, em 2002. No período de julho de 2004 e julho de 2005 exerceu o cargo de Coordenador de Projetos Educacionais do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Curuçá - também em São Paulo. Desde 2006 atua em assessoria parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo.

Lançamento do livro O Saci de duas pernas
Data: hoje
Local: livraria Siciliano do Midway Mall
Horário: 18h
Preço da obra: R$ 15

Nenhum comentário: