terça-feira, 1 de setembro de 2009

Matéria discute com equilíbrio papel do professor


Há tempos não lia um texto tão agradável e, ao mesmo tempo, contemporâneo sobre o cotidiano dos professores. Trata-se da reportagem Na berlinda, capa da Revista da Folha, suplemento do jornal Folha de S. Paulo que circulou no último final de semana. Os cinco pontos abordados pela revista foram precisos, embora representem parte do ocorre no universo das salas de aula e nas escolas.

No geral, o texto questiona o papel do professor a partir dos avanços tecnológicos, das doenças que atacam professores e alunos, da ação (ou inação) da família, do "poder econômico" na escola, e por fim, de quesitos como discriminação e violência. A análise apresentada é equilibrada.

Chama a atenção na matéria o relato sobre experiências de incorporação de novas tecnologias ao dia-a-dia escolar, tais como a internet e os telefones celulares para dar suporte ao aprendizado. Dois outros aspectos foram abordados de modo preciso: as doenças e a medicação pouco criteriosa de estudantes - que especialistas ouvidas pela revista chamam de "patologização da educação" - e a pressão "financeira" exercida por pais quando as escolas tentam apertar o cerca a estudantes com práticas pouco convencionais de relacionamento trazidas de casa à escola.

Recomendo a leitura (disponível na internet para assinantes no site da Folha/UOL) ou na versão impressa para assinantes do jornal. Na internet, leia clicando aqui.

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