segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A felicidade contra todas as limitações

Ganhei de presente dos meus filhos no Dia dos Pais o livro Uma Vida Sem Limites, do australiano Nick Vujicic (pronuncia-se Vuichic), que já estou lendo. É uma leitura que flui sem muitas surpresas e até com alguma previsibilidade, pois de cara parece estar presa aos clássicos da "autoajuda".

De fato, trata-se de um exemplo de superação que terminou trilhando o caminho das palestras motivacionais - e o mundo está cheio destas pessoas que fazem da superação uma forma de levar mensagens nesta linha para o mundo.

Todavia, ressalto que o autor traduz muita sinceridade na narrativa da sua história de vida, das dificuldades e dos caminhos que trilhou. E usa, sem medo e sem qualquer ar de preocupação, a pregação religiosa. Não se trata, fica claro, de um proselitismo religioso, e sim de uma forma de expressar o quanto a fé em Deus é fundamental para fortalecer o que temos de melhor enquanto seres.

Este é um aspecto que se soma aos demais no livro do Nick. Recomendo a leitura para quem sempre acha milhares e milhares de motivos para achar que "a vida não presta". A publicação é da editora paulista Novo Conceito.

PS - O livro do Nick lembrou-me um excelente filme estrelado por ninguém menos que o ator Kevin Spacey. Falo de Uma Vida Sem Limites, que narra a história do cantor norte-americano Bob Darin, desenganado ainda criança, e que se tornou um exemplo de superação e um talento ímpar. Darin, no auge da carreira, rivalizou com Frank Sinatra. E fez bonito. O clássico mais conhecido em sua voz foi tema do desenho animado Procurando Nemo, dos estúdios Disney/Pixar - Beyond The Sea.

Nenhum comentário: