segunda-feira, 6 de maio de 2013

Festival literário cresce a cada ano no interior de SP

O Festival Literário de Votuporanga (FLIV) chegou este ano à sua terceira edição mostrando como uma cidade do interior de São Paulo consegue ampliar seu espaço e produzir um evento de peso regional. Tive o prazer de participar dos eventos realizados no FLIV 2013 dias 4 e 5 de maio, onde lancei a terceira edição de O Saci de Duas Pernas, comungando de algumas das excelentes manifestações selecionadas para esta edição.

O FLIV 2013 escolheu como homenageado o poeta, cantor e compositor carioca Vinícius de Moraes, mas foi muito além dos livros e da poesia. Trouxe nomes como os escritores Paulo Lins e Marcelino Freire, além dos poetas Sérgio Vaz e Antônio Cícero - cuja participação em debates sobre cultura e produção cultural foi muito prestigiada. Também marcaram presença grupos de dança e de teatro popular, como foi o caso da Cia. Forrobodó, com adaptações criativas prestigiadas por grande número de pais e crianças no final de semana de 4 a 5 de maio.

O FLIV começou dia 30 de abril, com abertura do show do cantor Toquinho, seguido por diversas atividades no campo da arte. Diversos locais próximos abrigaram os debates, a área das livrarias e os palcos. Uma demonstração de que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Votuporanga - ancorada por diversos parceiros de peso da região - acertou no modelo, que tende a se consolidar no cenário dos festivais literários.

Nenhum comentário: