quarta-feira, 10 de março de 2010

Números que servem de alerta

Veja abaixo um trecho da matéria Trânsito supera homicídio como principal causa de morte violenta em SP, do portal G1:

"Os acidentes de trânsito mataram 20 pessoas por dia no estado de São Paulo em 2008 e se mantêm desde 2007 como principal causa de morte não natural no Estado - posto que era ocupado até então pelos homicídios".

OLHANDO OS NÚMEROS - Há que se pensar na influência disso na vida das pessoas, pois sempre se fala que as estatísticas são "frias". Famílias inteiras são atingidas todos os dias por conta dos acidentes de trânsito em grandes cidades como São Paulo. Não podemos esquecer dos números catastróficos em nível nacional, que apontam 500 mil acidentes de trânsito por ano.

Isso é resultado de uma cultura que privilegia a individualidade e o espírito de competição. Ou seja, muitos motoritas usam o carro como uma extensão das disputas das quais participam no dia a dia. Significa também a falta de uma política nacional que privilegie a cultura do respeito - e isso deve ser feito desde cedo, em todos os lugares da vida em sociedade.

As crianças educadas de hoje no trânsito podem vir a ser motoristas melhores no futuro. Esta é uma coisa óbvia, mas parece que pouco se percebe a importância disso como mecanismo de mudança de atitude.

Nenhum comentário: