sexta-feira, 10 de abril de 2015

"O Sal da Terra" - um documentário memorável!

SEBASTIÃO SALGADO E O ORGULHO BRASILEIRO

Um desavisado que entrasse no cinema para ver "O Sal da Terra" poderia pensar que a produção era apenas uma daquelas louvações a um brasileiro que fez fama mundo afora. Só que o espírito do filme da dupla Win Wenders/Juliano Ribeiro Salgado desmonta essa ilusão e leva o espectador ao universo de um fotógrafo que soube capitalizar o reconhecimento internacional para fazer história.

O documentário mostra um brasileiro do interior de Minas Gerais que se uniu a Lélia Wanick, uma mulher forte e companheira, para fazer da fotografia uma janela que denunciou a opressão, a fome, as guerras, o desterro, as doenças e outras agruras de grandes contingentes populacionais da Terra. Imagens tão fortes, belas, duras, tristes e arrebatadoras que só foram superadas pelas suas mensagens. Ele também mostrou a Terra em todo o seu esplendor - em "Gênesis" - sua expedição mais recente que roda o mundo.

A vida de Sebastião e Lélia vai passando quadro a quadro, em paralelo à sua exuberante produção. Sem temer patrulhamentos e sem abrir mão de convicções políticas arraigadas desde que foram obrigados a sair do Brasil por conta da ditadura militar, o casal - ora um em campo fotografando e o outro preparando as exposições etc - produziu uma história de amor e de compromisso.

O MST, os Médicos Sem Fronteiras, as missões da ONU, a igreja progressista, os movimentos sociais em geral e os amigos ao redor do mundo foram o suporte de uma obra fotográfica ímpar - que faz de "O Sal da Terra" uma viagem pela história recente de partes da humanidade nas últimas décadas.

Ora narrado pelo próprio Salgado, ora por Win Wenders e em outros momentos por Juliano Salgado, filho mais velho dos Salgado e co-produtor, o documentário emociona, entristece, anima, faz rir e termina com pontas de esperança sobre a existência humana retratada nas diversas "expedições" de Sebastião Salgado pelo mundo.

Enfim, um filme para ser visto, revisto e comentado. Impossível sair do cinema sem ficar com aquelas falas, comentários, imagens e paisagens na cabeça. E no coração. Vale a pena fazer esta viagem! Ah! E sentir orgulho de ser brasileiro!

Nenhum comentário: