quinta-feira, 21 de maio de 2015

A experiência que vem do Ceará

Reproduzo trecho de reportagem da revista Escola Pública, publicação dedicada a pensar e produzir excelentes conteúdos sobre a escola pública brasileira. Na matéria, a experiência exitosa do município cearense de Sobral mostra como os caminhos da Educação podem ser alterados. E como podem ganhar fôlego e identidade próprias. Leia o trecho abaixo.

Como Sobral (CE) conseguiu alcançar um dos melhores Ideb do país

Atenção à alfabetização e gestão escolar aliada a programas de saúde infantil e da gestante podem melhorar as condições de vida de um município

Lila de Oliveira

"Contrariando a crença de que a vulnerabilidade social e econômica, aliada a uma situação geofísica desfavorável, inviabiliza a consolidação de um projeto educacional de qualidade, a rede municipal de ensino de Sobral conquistou, em 2013, o quinto melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil nas séries iniciais do ensino fundamental, com 7,8. Nas séries finais, o índice de 5,1 também não deixa a desejar: é o melhor resultado obtido no Ceará. Embora o Ideb do estado mostre uma curva ascendente e as metas de 2005 para cá tenham sido superadas, a média estadual ainda é bastante inferior à de Sobral, com 5 pontos nos anos iniciais e 4,1 nos finais.

Outro dado que chama a atenção é que, das 51 escolas da rede municipal, onze receberam o “Selo Excelência com Equidade” da Fundação Lemann. A organização sem fins lucrativos analisou os números da Prova Brasil e do Censo Escolar e identificou 215 escolas públicas no país como modelos para garantir ensino de alta qualidade a todos os alunos da Educação Básica, independentemente do perfil socioeconômico de suas famílias, da localização ou de outros fatores comumente usados para justificar o ensino de má qualidade".

Leia matéria completa aqui.

Nenhum comentário: