segunda-feira, 11 de maio de 2009

Inteligência e competição


A revista Época desta semana traz uma excelente reportagem que alerta para o crescimento do uso de remédios para "aumentar a inteligência". Com o sugestivo título Existe remédio para ficar mais inteligente?, a revista entra no universo do consumo de diversas drogas legais para esse fim vendidas em farmácias - e até negociadas via internet em sites de relacionamento. Clique aqui para ler a reportagem.

Depois de ler, tem-se a impressão de que estamos num buraco muito mais profundo em matéria de problemas sociais. Isso porque seu alcance vai muito além das questões sociais motivadas por diferenças socioeconômicas. Neste caso, atinge muito mais quem tem poder de compra do que as classes menos favorecidas financeiramente.

É de se pensar onde uma sociedade - não só a brasileira - chegará quando as pessoas resolvem lançar mão de 'ampliadores' de capacidade de percecpção para fazer frente aos ditames da competição. Pelo que se conclui na reportagem, o conceito de inteligência está cada vez mais associado a competição, e isso demonstra o quanto precisamos aprender em matéria de comportamento social.

Nenhum comentário: