quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O admirável mundo de Raymond Kurzweil


Para quem se interessa por futurismo e pela discussão sobre a relação do homem-máquina e os avanços tecnológicos, indico a entrevista que o cientista norte-americano Raymond Kurzweil (foto) concedeu ao jornalista Jorge Pontual, da GloboNews. Nela, ele anuncia as "maravilhas" que devem alterar radicalmente o universo humano. Raymond fala até em data para isso acontecer: 2045.

Na entrevista Raymond Kurzweil faz uma análise sobre o futuro da humanidade (disponível no Blog do Milênio - veja aqui), vemos um cientista pouco preocupado com as análises catastróficas sobre a humanidade. Ao contrário disso, Kurzweil diz que o mundo será bem melhor em alguns anos. E fala também sobre a completa interação - física e até mesmo 'espiritual' - entre homens e máquinas, num futuro bem próximo.

Esta não é a primeira vez que Raymond fala sobre o tema, mas vale a pena ver e observar como ele constrói uma das teorias que, muito tempo atrás, povoavam apenas a cabeça de inventivos como Julio Verne, Isaac Asimov e outros.

QUEM É RAYMOND KURZWEIL - Cientista, inventor e futurólogo nascido nos EUA, pioneiro nos campos de reconhecimento ótico de caracteres, síntese de voz, reconhecimento de fala e teclados eletrônicos. Autor de livros sobre saúde, inteligência artificial, transumanismo, singularidade tecnológica e futurologia.

Nenhum comentário: