quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Atividade para 'tocar' no tema inclusão em sala

Indico a leitura e aplicação da atividade abaixo, reproduzida do site do professor Celso Antunes - especialista que dispensa apresentação. Nela, Antunes propõe uma reflexão sobre o processo de inclusão de forma despretensiosa, mas que pode chegar a um bom resultado para a abordardagem do assunto entre os alunos. E certamente será divertido.

Veja abaixo a abertura do texto dele e o link para a atividade completa:

A inclusão da sala de aula

CELSO ANTUNES

"Um erro que educador algum pode cometer é acreditar que trabalhar a inclusão seja tarefa fácil ou se resuma na adoção de uma ou de outra situação de aprendizagem. Essa questão é extremamente ampla e por envolver valores e preconceitos que estão arraigados em nossa cultura e introjetados em nossa mente, um trabalho verdadeiramente sério implica em projeto de estruturação progressiva e mudança significativa. É por essa razão que o que nesta crônica se procura não é resolver os arraigados princípios que delimitam a inclusão, antes propiciar um momento em sala de aula que possa despertar pensamentos sobre porque excluímos. Sabemos que esta contribuição é quase nada, mas também não ignoramos que não se constroem viadutos sem a participação singela de pequeninos tijolos".

Clique aqui e leia o texto completo.

Nenhum comentário: