segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Vazio


O confronto entre torcidas rivais tornou-se notícia corriqueira, principalmente em São Paulo. Parece não chamar mais a atenção de ninguém os eventos em que grupos de torcedores entram em guerra. No final de semana passado, acrescentou-se ao cenário macabro dos enfrentamentos mais uma morte de torcedor, no interior do Estado.

Ler isso, acompanhar esse tipo de ocorrência pela TV, ouvir noticiário ou olhar fotos estampadas em capas de jornais provoca mais do que indignação - a palavra que cabe é "vazio". Por mais que se escreva sobre, que se mostrem saídas e alternativas, o fato é que não se consegue encontrar qualquer justificativa para esse tipo de comportamento.

Não é só vandalismo, banditismo, desvio social ou outro conjunto de problemas que aflige a sociedade que está por trás desses acontecimentos. Tem um modelo de sociedade, valores distorcidos e falta de horizonte. E nem mesmo sabendo disso, o vazio some do nosso campo de visão.

Podem surgir explicações diversas de autoridades, especialistas e tudo o mais que nada conseguirá mostrar a compreensão do que é um ser humano mostrar-se totalmente vazio, sem uma gota sequer de sensibilidade. É assim que vejo quem sai de casa pronto para viver esse tipo de experiência.

Por essas e outras, acredito firmemente nas crianças enquanto verdadeira saída para uma sociedade melhor!

Nenhum comentário: