terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Agressão e preconceito viram 'esporte virtual'

Merece destaque a análise feita pelo jornalista Jairo Marques, em seu blog sobre mobilidade e pessoas com deficiência, publicado no portal UOL no dia 27 passado. Na postagem O namorado da miss bumbum, Marques - que é cadeirante desde a infância - reflete sobre uma matéria publicada em uma dessas muitas revistas de fofocas e subcelebridades que destacou o namoro de uma certa "miss bumbum" com um rapaz cadeirante.

O foco do jornalista foi a enxurrada de comentários maldosos, inescrupulosos e descabidos publicados no site da tal revista depois que várias pessoas viram a foto na qual o rapaz aparece com a moça - o clássico tipo feminino celebrado por suas proporções glúteas nada desprezíveis, que inclusive lhe rendeu o título de "miss bumbum". A polêmica que tomou conta das redes sociais não foi gerada pelo bumbum em si, mas pelo fato de rapaz ser visto por muitos homens como "incapaz de ter uma mulher daquelas".

Por esse tipo de avaliação dá para deduzir o que veio depois. Foi a comprovação cabal de que o preconceito e a agressão parecem ter virado uma espécie de 'esporte virtual'. Muita gente entende que não deve satisfação alguma a ninguém e que tem o direito de vomitar preconceitos e outras impropriedades a hora que quiser e da forma que bem entender. Faz parte dessa marcha insana de uso das redes sociais como ampliação da visão distorcida que muitos têm do mundo e das pessoas.

Vale a pena ler a matéria para reforçar a nossa convicção de que o respeito deve ser algo que independe de lugar e de tempo. Deve ser praticado como forma de melhorar nossa capacidade de sermos humanos!

Nenhum comentário: