segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Quem muda quem no processo educacional?

A Pedagogia é a ciência que sistematiza os processos de ensino e aprendizagem, incluindo a interação dos sujeitos com o meio em que vivem, trabalham, se divertem e constroem sua história.

Dito isto, lembrei-me da experiência pedagógica vivida pelo artista plástico brasileiro Vick Muniz retratada no documentário Lixo Extraordinário (dirigido por Lucy Walker e co-dirigido por João Jardim e Karen Harley, entre 2007 e 2009). Trata da intervenção de Vick Muniz na comunidade do aterro sanitário Gramacho, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense.

E vem a pergunta: quem muda quem no processo educacional? O próprio Vick, em dado momento, diz que pensou que influenciaria a vida deles, e aconteceu o contrário. Afinal, pensou ele, que sua formação se sobreporia naturalmente "àquelas pessoas com aquele tipo de vida". O desenrolar do processo de interação mostrou que a vida nos guarda surpresas, neste caso as melhores.

Vick Muniz viu que não mudaria a vida das pessoas falando inglês fluente, como ele faz ao conversar com diversas pessoas envolvidas no projeto ou com parceiros da Inglaterra. Nem mudaria as coisas apenas oferecendo dinheiro em troca da participação dos catadores de material reciclável de Gramacho no documentário.

A grande mudança veio com a identificação. Quando ele volta ao passado, fala das dificuldades que viveu para superar a pobreza e encontrar seu lugar no mundo. E viu que as pessoas ali queriam encontrar seu espaço. E tudo andou mais rápido do que eles imaginavam e bem diferente do que Vick previu quando aportou no aterro sanitário.

É sempre bom rever esses momentos em que o cinema usa a arte para mudar, para construir, desconstruir e reconstruir. Para remover conceitos, mover e dar novos significados a coisas antes "consolidadas".

Temos muito a fazer. E temos muito a aprender. Este é o caminho. Este é o mundo a construir. Todos os dias, em todos os lugares por onde passarmos. E o exemplo do artista plástico deixa seu rastro na história recente. O caminho está dado.

Nenhum comentário: