terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Brincando com coisas sérias


Quem já leu O Saci de Duas Pernas e tem familiaridade com alguns termos mais específicos da área educacional percebeu facilmente que o texto brinca com coisas sérias. Alguns desses assuntos - antes tidos como "brincadeiras infantis" ou simplesmente como maneiras de tratamento entre amigos - passaram a ser estudados em sua profundidade e ganharam contornos que assustariam os desavisados de outrora.

Ainda que de modo indireto, um desses temas está na fábula. Trata-se do Bullying, termo em inglês que não tem ainda uma tradução para o português, mas que, livremente, poderia ser traduzido como "intimidação". O comportamento agressivo e as intimidações entre estudantes recebe esse nome, de acordo com especialistas da área.

No livro, o saci Cássio é vítima de bullying ao ser tido como um problema na escola onde estuda com outros sacis que só tem uma perna. Um dos colegas diz que ele "só ganha corrida dos outros porque tem duas pernas". Sem contar outras situações em que não consegue se concentrar e é motivo de paralisação das atividades por sua condição de "saci de duas pernas".

Voltarei a tratar deste e de outros assuntos ao longo das conversas que postarei aqui.

Nenhum comentário: