quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Uma dica sobre acessibilidade

Enquanto preparo material para a viagem de lançamento do livro no Rio Grande do Norte tenho visto um ou outro programa de tevê que vale a pena comentar. É o caso do especial Espaço Aberto, do canal pago Globo News exibido na última segunda-feira (5) que tratou dos avanços das tecnologias para facilitar o acesso dos deficientes visuais ao conhecimento.

A reportagem comandado por Luís Fernando Silva Pinto (veja clicando aqui) usa como mote a criação do sistema de leitura e escrita Braille pelo francês Louis Braille , ocorrida há 200 anos, para falar dos avanços que a ciência alcançou nessa área. São aparelhos que escaneiam livros e os transformam em braille, programas de computador que acompanham a digitação feita no teclado e transformam o texto digitado em voz, além de outros sensíveis ao toque dos dedos que leem mapas e outras imagens para deficientes visuais.

Além disso, o programa indica locais onde se pode ter acesso a mais informações sobre acessiblidade, por meio de entidades públicas, organizações da sociedade civil e de empresas. Recomendo uma passada na página da Globo News para ver o programa.

Nenhum comentário: