terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Nota sobre a fase dos "superpoderes"


A informação abaixo é a reprodução de um trecho de reportagem publicada na Folha Online (Ciência):

Mudanças no cérebro de rato podem explicar por que jovens não têm medo

DA FRANCE PRESSE

"O cérebro sofre mudanças na adolescência que suprimem os medos aprendidos na infância, revelou um estudo divulgado na segunda-feira e que pode explicar por que os adolescentes parecem tão destemidos para seus pais". Leia mais.

COMENTÁRIO - A reação dos adolescentes - que em geral ignoram os riscos contidos em diversos atos e ações e deixam os pais de "cabelo em pé" - pode ser explicada por esta descoberta da Ciência.

Acrescento um palpite puramente intuitivo: a necessidade de enfrentar o mundo e provar a todos que tem "superpoderes" deve dar uma mãozinha a esse tipo de comportamento desprovido de "juízo", como se diz popularmente.

Além do mais, a tentação de provar da novidade, da "última", e "ter o que contar" para impressionar os demais - principalmente "as demais" (garotas) - é um toque que podemos acrescentar ao caso ainda em estudo pelos cientistas.

O certo mesmo é que diante dos perigos reais todos nós sentimos medo - e alguns riscos são ignorados porque não tratamos deles com o exemplo, e sim apenas com discurso. E discurso por discurso é tudo o que não convence ninguém, ainda mais uma pessoa em plena fase de super-herói, como é o caso do adolescente.

Nenhum comentário: