sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Recortes de momentos de ouro da MPB


O livro Os Sonhos Nâo Envelhecem - Histórias do Clube da Esquina, de Márcio Borges (Geração Editorial), é a narrativa de momentos marcantes da MPB - em particular da música que se produziu em Minas Gerais.

A entidade imaginária batizada por eles de Clube da Esquina foi a reunião de cabeças geniais como Borges autor do livro -, Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Fernando Brandt, Wagner Tiso e outros. Um raro momento em que eles se conhecem, criam laços e algumas da mais memoráveis canções da MPB entre os anos 1970/80.

A obra serve de guia para as descobertas de parte de uma geração que não entendia direito o que passava a ocorrer no Brasil com o golpe militar de 1964, mas que aos poucos foi se engajando na luta por democracia e dias melhores. Do grupo, quem apenas fazia música era influenciado por quem entendia tudo de cinema, de literatura, de artes plásticas e de cultura geral - e foi nesse caldo que se formou o famoso Clube da Esquina.

Milton Nascimento, o Bituca, é retratado por Borges, um dos seus maiores parceiros musicais de forma honesta e muito comovente. Vale a pena ler e entender melhor o que estava por trás de tanta criatividade e que é uma das marcas desse grupo de mineiros e de tantos outros que vieram depois.

Nenhum comentário: