segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A gentileza aprovada pela Ciência

Trecho de matéria do portal IG

Ser gentil faz diferença

Capaz de trazer felicidade e de proteger o grupo, os efeitos e motivos da gentileza são cada vez mais validados pela ciência


"O impulso de ser gentil ou altruísta é natural ao ser humano e um importante mecanismo evolucionário, de acordo com o professor de ciência comportamental Samuel Bowles, do Instituto Santa Fé, nos Estados Unidos. Bowles está lançando “A Cooperative Species – Human Reciprocity and its Evolution” (ainda sem editora no Brasil), livro em que afirma que o ser humano é cooperativo em sua essência. “Quando grupos cooperativos se dão melhor na disputa com outros ou sobrevivem melhor a crises ambientais, o resultado é uma espécie cada vez mais colaborativa”, disse ao iG. Ele defende que mesmo arcando com um custo pessoal, a ser humano tende a ser gentil por conta dos sentimentos de orgulho e satisfação – uma recompensa estratégica para a gentileza e para o altruísmo". Leia mais.

COMENTÁRIO - É fato que o tratamento gentil melhora qualquer ser humano, faz com que sejamos mais completos e agradáveis. Não é o que os outros pensam ou querem de nós que faz a diferença, e sim o que está dentro de nós permanentemente.

Nenhum comentário: