terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Um lamentável alerta nas escolas


De tempos em tempos somos surpreendidos pela publicação de pesquisas que apontam o aumento dos casos de agressão sofrida por professores em salas de aula de todo o país. Os casos mais recentes mostrados pela imprensa dão conta de ataques sofridos por mestres em escolas particulares - inclusive em universidades.

O clima de tensão levou sindicatos de professores a reagir: em Minas Gerais, o sindicato da categoria criou um telefone "0800" para ligações somente para casos de agressão. As denúncias serão levadas à Justiça, segundo os sindicalistas, para proteger os professores e barrar a violência.

Este é mais um lamentável alerta nas escolas. Assunto restrito ou tido como próprio de escolas públicas, as agressões praticadas por alunos ganharam a rede particular, embora se saiba que sempre existiram casos dessa natureza. Apenas não se tocava no assunto, como agora fazem os professores mineiros.

ALERTA E SAÍDAS - É um alerta que exige atenção, ação e deveria provocar reflexões mais profundas em casa, na escola e por parte das autoridades. Afinal, esse tipo de violência não pode ser tido como ato de rebeldia. Aos pais, a necessidade urgente de se pensar em ações que resultem em impor limites às crianças, jovens e adolescentes.

Do contrário, a tendência é assistirmos a um recrudescimento desses atos que não condizem com os objetivos básicos da escola - conhecimento, sociabilidade, amizade e crescimento com cidadania.

Nenhum comentário: