quarta-feira, 31 de outubro de 2012

No Dia do Saci, resumo histórico do mito

Por Djair Galvão Freire

Autor de O Saci de Duas Pernas

Hoje o Brasil comemora o Dia do Saci. Além da lei nacional, vários estados e municípios brasileiros criaram a data para lembrar o personagem mais popular da nossa história, conhecido em todas as regiões. A intenção dessas leis é fazer um contraponto à comemoração do Halloween (o Dia das Bruxas) - que na verdade quer dizer "dia anterior ao Dia de Todos os Santos".

Disputas à parte, o fato é que a lenda do Saci-Pererê é um clássico do nosso folclore. Mexe com o imaginário popular há centenas de anos, quando começou a ser contada, ainda durante a colonização brasileira. Foi a partir da região sul do Brasil que o mito se espalhou, embora já houvesse uma criatura cultuada entre os índios que teria passado por transformações que deram origem ao que conhecemos como sendo o Saci de uma perna só.

A lenda indígena falava de um menino de duas pernas e um rabo, cuja função era ajudar as pessoas perdidas na selva. Já o mito do Saci aponta para um menino negro, que pula numa única perna, usa um cachimbo e traz um gorro vermelho na cabeça. Esta criatura seria resultado do cruzamento da figura indígena com mitos africanos, acrescentando-se a ela o gorro vermelho - este simbolizando os escravos romanos que conseguiam liberdade. Também se misturam ao mito as lutas de capoeira e a organização de negros (em quilombos e outras formações) que combatiam a escravidão.

Folcloristas, estudiosos e amantes das histórias populares se debruçam ao longo das décadas sobre o mito e suas diversas manifestações, pois o que mais importa é o respeito à tradição. Alguns grupos levam tão a sério esta necessidade que até juram "observar" sacis - como é o caso da Sociedade dos Observadores de Sacis (Sosaci) , de São Luiz do Paraitinga, cidade histórica localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Além deles, outros grupos pelo Brasil afora cultuam a lenda e fazem questão de reafirmar os valores da cultura popular.

As travessuras, brincadeiras e poderes mágicos atribuídas ao Saci são celebradas por todos os amantes da cultura brasileira, pois representam a capacidade do nosso povo de se reinventar, de achar caminhos, acreditar em seu potencial e manter viva em nossa memória a ancestralidade. Este é o papel do folclore e de quem ama sua cultura e respeita as manifestações culturais de outros povos.

Nenhum comentário: