quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A perna da discórdia


O gaúcho Vander Ramos disse-me outro dia que eu poderei entrar numa polêmica maior do que imaginei ao pensar em um saci com duas pernas. Ele lembra que o saci - "de uma perna" - é o símbolo do Internacional de Porto Alegre (veja reprodução).

Qualquer pessoa que pesquisar sobre folclore encontrará um vasto número de explicações para a origem deste personagem e suas variações, inclusive da perna. Ontem mesmo postei a versão indígena da lenda do saci. Das variações, fala-se sobre como ele teria perdido uma das pernas: na capoeira, na tortura, na adaptação da lenda dos índios para os escravos africanos no Brasil ou até mesmo da mudança da história do centro-sul para as regiões norte e nordeste.

Sem dúvida, foi Monteiro Lobato o responsável pela difusão do saci tal qual ele se tornou conhecido nacionalmente: com uma única perna, com o gorrinho vermelho, arteiro e com poderes mágicos. O Sítio do Pica-Pau Amarelo é a referência infantil do grande público em matéria de saci. Logo o Lobato que entrou em cada polêmica - das infantis às adultas relacionadas à exploração do petróleo no Brasil.

Polêmicas à parte, estou tranqüilo para falar sobre o assunto, pois sou um apaixonado pelo saci, embora meu intuito com O Saci de Duas Pernas seja facilitar o entendimento dos temas de fundo da história - inclusão e diversidade.

Todavia, tomara que alguma polêmica gere e que o debate seja saudável!

Nenhum comentário: