quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Relembrando o mestre Cascudo


Falei abaixo da popularização da figura do Saci-Pererê feita através da obra de Monteiro Lobato. Não poderia deixar de falar de um potiguar internacionalmente conhecido justamente por ser considerada até hoje uma das maiores autoridades mundiais em matéria de folclore - o "mestre" Luís da Câmara Cascudo (reprodução de foto acima).

É dele a mais vasta obra sobre as manifestações populares brasileiras, dentre as quais as que "participam" da história do Saci de Duas Pernas. Abaixo, um resumo da biografia de Cascudo extraído da Wikipédia:

Luís da Câmara Cascudo (Natal, 30 de dezembro de 1898 — Natal, 30 de julho de 1986) foi um historiador, folclorista, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro.

Passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Instituto de Antropologia desta universidade tem seu nome. Pesquisador das manifestações culturais brasileiras, deixou uma extensa obra, inclusive o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952). Entre seus muitos títulos destacam-se: Alma patrícia (1921), obra de estréia, Contos tradicionais do Brasil (1946). Estudioso do período das invasões holandesas, publicou Geografia do Brasil holandês (1956). Suas memórias, O tempo e eu (1971) foram editadas postumamente. Quase chegou a ser demitido por estudar figuras folclóricas como o lobisomem.

Nenhum comentário: