segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Release para imprensa

Publico abaixo um release que estou enviando à imprensa visando ampliar a divulgação do livro.

Desde quando saci tem duas pernas?

Livro infantil trabalha contradição para falar de diferenças e de inclusão

O universo das lendas e dos mitos revisitado a partir de uma contradição é o ponto de partida para a fábula O Saci de Duas Pernas (Eureca!, 48 páginas). Escrito pelo jornalista e professor Djair Galvão Freire, o livro quer servir como ferramenta de apoio para educadores e pais na difícil tarefa de reforçar conceitos como inclusão e respeito às diferenças na sociedade.

Na história, o saci Cássio nasce com duas pernas e passa a enfrentar toda sorte de problemas. O que seria uma vantagem em relação aos demais torna-se uma dificuldade justamente porque ele é o único com essa característica no mundo onde todos têm apenas uma perna.

Alvo de piadas e de problemas que praticamente inviabilizam a vida na floresta onde nasceu, Cássio tem sua vida levada a um júri popular onde ninguém menos que o Curupira, a Mula-Sem-Cabeça, a Caipora, a Cuca e o Lobisomem dão as cartas – justamente essas criaturas míticas cujas características não são nada “comuns”.

Explorando a contradição e a busca das qualidades inerentes a todos os seres, a obra pretende servir para ampliar o debate sobre temas como inclusão e diferenças na sala de aula. “Pensei em algo que pudesse mexer com a imaginação infantil e, ao mesmo tempo, auxiliasse os educadores na introdução de temas complexos e de difícil compreensão para determinadas faixas etárias”, explica o autor – que lecionou durante anos no ensino público municipal e estadual paulista e atualmente é assessor parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo.

Com ricas ilustrações de Altemar Domingos, O Saci de Duas Pernas fala com simplicidade sobre respeito, amizade e pontos de vista contraditórios – assuntos tão em voga, mas pouco praticados por causa de uma cultura familiar e até mesmo escolar que valoriza sobremaneira a disputa. “É nessa fase que a criança precisa aprender o valor da amizade para superar dificuldades. Ao fazer amigos ela tende a olhar mais o lado positivo das pessoas e menos o que é ditado como 'defeito' – em geral aquele que estaria sempre nos outros”, reforça Djair Galvão.

O AUTOR - DJAIR GALVÃO FREIRE - Jornalista potiguar, 44 anos, nasceu no dia 13 de novembro de 1964 em Mossoró, no Rio Grande do Norte, e mora na capital paulista desde o ínicio da década de 1990. Começou atuando em rádios e jornais do interior do Rio Grande do Norte e de Natal. Antes da mudança para São Paulo atuou na Rádio Rural de Caicó, na Rádio Tropical e no jornal Dois Pontos (atual diário natalense Jornal de Hoje).

Em São Paulo foi colaborador da Agen (Agência Ecumênica de Notícias), do Movimento Nacional dos Direitos Humanos e do Grupo Tortura Nunca Mais. Por dois anos foi assessor de imprensa da Associação dos Servidores do Hospital das Clínicas (ASHC). Criou e dirigiu a área editorial do Jornal Página 1 (jornal de bairro da zona leste de São Paulo), entre 1997 e 2005.

Como professor de História (atualmente licenciado) das redes estadual e municipal de ensino ajudou a implantar uma das diversas rádios escolares do projeto Educom.Rádio, da Prefeitura de São Paulo, em 2002. No período de julho de 2004 e julho de 2005 exerceu o cargo de Coordenador de Projetos Educacionais do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Curuçá – também em São Paulo.

Desde 2006 atua em assessoria parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo.

Contatos com o autor: (11) 8440-6001.

Nenhum comentário: